Saúde de Paraguaçu participa da semana de conscientização e enfrentamento à hanseníase

A meta da campanha é alertar a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da doença e mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa para diagnóstico precoce e prevenção de incapacidades.



A meta da campanha é alertar a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da doença e 
mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa para diagnóstico precoce e prevenção de incapacidades

O Departamento de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica de Paraguaçu Paulista, participa da semana de conscientização e enfrentamento à hanseníase.

O objetivo  é  desmistificar a doença e mostrar para a população que ela tem tratamento e que o paciente pode ter uma vida normal, desde que siga as orientações médicas. 

A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, causada por uma bactéria, na maioria dos casos, a doença acomete, fundamentalmente, pele e nervos. Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas com alteração de sensibilidade, (térmica, dolorosa ou tátil) áreas da pele sem pelos e ressecadas que não pegam pó e não coçam, áreas com formigamento ou dormência etc.

O tratamento é realizado em Unidades de Saúde e ao iniciar o tratamento o paciente deixa de transmitir a doença para outras pessoas. 

A Campanha de combate à hanseníase ocorre anualmente no Estado de São Paulo com a participação de todos os Grupos de Vigilância Epidemiológica, Unidades de Saúde e Vigilâncias Municipais. A meta da campanha é alertar a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da doença e mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa para diagnóstico precoce e prevenção de incapacidades.



i7 Notícias